O que é colesterol e quando devo me preocupar?
O Colesterol é um tipo de gordura produzida no corpo humano e é necessário para a manutenção da saúde. Porém em níveis elevados pode provocar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, resultando no aparecimento de doenças cardiovasculares na idade adulta.
Atualmente cada vez mais comum em crianças e adolescentes.
O diagnóstico é feito, laboratorialmente, através da medida dos níveis plasmáticos de colesterol total e suas frações: LDL-colesterol ou “colesterol ruim” e o HDL-colesterol ou “colesterol bom”.
É indicado a coleta de exame em todas as crianças a partir de 8 anos de idade e a partir de 2 anos de idade se ela possuir algum desses critérios:
- História familiar de doença arterial isquêmica precoce;
- Pais com colesterol total > 240 mg/dL;
- Apresentam outras doenças ou fatores de risco para aterosclerose;
- Uso de medicamentos que alteram o perfil lipídico;
- Presença de manifestações clínicas de dislipidemias (xantomas, xantelasma, arco corneal, dores abdominais recorrentes e pancreatite).
O tratamento consiste na mudança do estilo de vida com prática de esportes, além da mudança alimentar com maior consumo de verduras, legumes, frutas e proteínas magras. Caso essas mudanças não forem suficientes tratamento medicamentoso deve ser iniciado.
Condução e tratamento da Dislipidemia
Cuidados para controle da dislipidemia na infância:
- Medidas populacionais incentivando dieta saudável com redução de gorduras já a partir dos 2 anos de idade.
- Para crianças e adolescentes com alto risco de doença cardiovascular e com altas concentrações de LDL, iniciar dieta balanceada com baixa ingestão de gorduras (em torno de 30% do total de calorias por dia, sendo <7% de gordura saturada e colesterol até 200 mg/dia), limite de uso de gordura trans (<1% do total de calorias diárias) e estímulo à atividade física.
- Dosar colesterol total/frações e triglicérides em todas as crianças e adolescentes com história familiar positiva de dislipidemia ou doença cardiovascular precoce (<55 anos no homem e <65 anos na mulher), quando a história familiar não é conhecida, em pacientes com sobrepeso, obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e em tabagistas.
- Nestes pacientes acima, as dosagens de colesterol devem ser realizadas a partir dos 2 anos de idade e não devem ser postergadas para depois dos 8 anos.
- Se os valores estiverem dentro dos valores de referência para a idade, pode-se repetir a dosagem após 3 a 5 anos.
- Para pacientes que estão acima do peso e que apresentam aumento de triglicérides e diminuição de HDL, a perda de peso é o primeiro passo para o tratamento, com dieta equilibrada e aumento da atividade física.
- O uso de medicações em pacientes acima de 8 anos deve ser considerado quando:
- o LDL ≥ 190 mg/dL
- o LDL ≥ 160 + obesidade ou HAS ou tabagismo ou história familiar de doença cardiovascular precoce e dislipidemia.
- o LDL ≥ 130 + diabetes mellitus.
O alvo inicial a ser alcançado é LDL < 160 mg/dL. Porém em caso de história familiar de doença cardiovascular precoce ou a presença de outros fatores de risco como obesidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus, níveis menores que 130 ou até 110 mg/dL devem ser alcançados.