Como saber se uma criança está crescendo normalmente?
O crescimento normal da criança é o maior sinal de que está tudo bem com sua saúde. O crescimento já é motivo de preocupação desde o período intrauterino e seu monitoramento é feito através da ultrassonografia obstétrica. Após o nascimento, isso continua e seu seguimento é feito pela altura e peso até os 18 anos, colocando nas cruvas de crescimento para avaliar se isso esta normal para o sexo e a idade.
O crescimento é acompanhado pela sua velocidade que é a quantidade, em centímetros, que uma criança crescer em determinado período e expresso em centímetros por ano. O cálculo da velocidade de crescimento é efetuado com duas medidas. Mas lembre-se que as crianças apresentam um crescimento sazonal, isso significa que cresce muito em alguns meses e outros não, por isso o recomendado e um intervalo de 12 meses.
A partir da análise da provável velocidade do crescimento, podemos dizer se o crescimento está adequado ou não. Mas, isso varia muito, conforme a idade. Diferentemente do que muitos pensam, a fase de maior crescimento não se dá na puberdade, mas no primeiro ano de vida. Depois disso, ocorre uma desaceleração do crescimento, até que, na puberdade, acontece o estirão puberal.
A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é:
- Nascimento até 1 ano de idade = 25 centímetros por ano.
- 1 ano até 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano.
- 3 anos até a puberdade = 4 a 6 centímetros por ano
- Início da puberdade ate final: (meninas = 20-25 cm; meninos = 25 a 30 cm).
Como saber por quanto tempo a criança irá crescer?
A avaliação de quanto tempo ainda resta de crescimento é feita por um exame simples o famoso rx de punho para idade óssea. É Atraves dele que avaliamos o amadurecimento dos ossos e consequentemente se ele esta atrasado, compatível ou avançado com a idade cronológica ( real ) do paciente e consequentemente prever seu crescimento. Vale lembrar que fatores genéticos, alterações hormonais (falta ou excesso), obesidade, puberdade podem avançar ou retardar a idade óssea.
O que determina o crescimento das crianças?
O crescimento é um processo complexo. Para que a criança atinja todo o seu potencial, muitos fatores estão envolvidos:
- nutrição
- ausência de doenças crônicas
- sono adequado
- prática de exercícios regulares
- padrão genético
- produção hormonal adequada
Mas, o principal fator para determinar a altura de um adulto, é mesmo a genética. Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais.
Como saber a altura estimada da criança?
Uma das perguntas mais frequentes que recebo no Consultório diariamente é se da Para saber quanto será a altura da criança. Então vamos lá…. existe um cálculo bem pratico que permitir saber a estimativa da altura alvo da criança!!!!!
E é bem simples e fácil de fazer
No caso de Menino: (altura da mãe + altura do pai /2) + 6,5cm
E na Menina: (altura da mãe + altura do pai /2) – 6,5cm
Isso explica porque em média as mulheres são mais baixas que os homens. Também mostra como nossa estatura final depende da altura dos nossos pais.
Mas vale a pena lembrar que existe uma variação de cerca de 5 centímetros para mais ou para menos a partir da estatura-alvo obtida nessa fórmula.
Se no seu cálculo deu 1,65 pode ser que ele fique entre 1,60 a 1,70!!!!!
A falta de sono prejudica o crescimento?
A resposta é SIM . Apesar de parecer besteira o hormônio do crescimento (GH) é produzido e liberado no organismo durante o sono, principalmente, ao longo da noite. Cerca de 30 minutos após o adormecimento, com maior produção, a partir das 22 horas, até às seis da manhã. Por isso, crianças que dormem pouco, podem apresentar déficit de crescimento, prejuízos na memória, irritabilidade, menor concentração e dificuldades de aprendizado. E não vale compensar a pouca quantidade de sono noturna, dormindo toda a parte da manhã ou com “sonecas” durante o dia. Por isso, é importante estabelecer rotinas com horários estabelecidos para dormir!
Dor do crescimento existe?
E essa é uma das queixas mais frequente no consultorio, acometendo cerca de 15 a 40% das crianças.
✔️A dor do crescimento é uma sensaçao dolorosa recorrente que acomete os membros
✔️Acomete com maior frequência crianças entre 3 e 10 anos de idade
✔️A causa não é conhecida mas existem algumas hipótese:
- desbalanço do crescimento entre ossos e ligamentos e tendões (um crescendo mais rápido que o outro)
- fadiga muscular das atividades intensas e atividades de impacto nas zonas de crescimento do osso.
✔️O fato é que a dor é real, mas trata-se uma alteração BENIGNA!
Mas afinal como posso identificar a dor do crescimento:
- dor de forte intensidade no final do dia ou noturna podendo até despertar a criança
- geralmente acomete dois membros, principalmente membros inferiores, panturrilha e coxas
- não apresenta sinais flogsiticos associados ( edema, hiperemia e calor local)
- não acomete articulação ( joelho, tornozelo) portanto nesses casos procure um ortopedista
O tratamento consiste em uma boa conversa para tranquilizar, compressas mornas , massagem manual e analgésicos simples conforme a orientação medica!
Criança pode fazer musculação ou atrapalha o crescimento?
A criança pode sim fazer musculação desde que seja feito sob supervisão e com objetivo apenas fortalecimento, baseados em exercícios simples, de menor intensidade e sem carga ou com pesos mínimos. Agora se o intuito é apenas realizar musculação para hipertrofia/aumento de massa muscular só deve ser indicado após o pico do estirão do crescimento que acontece durante a puberdade nas meninas em média entre 12 e 14 anos e nos meninos, entre 14 e 16 anos.
Por isso é importante escolher bem o lugar no qual realizada a prática, avaliar o momento que a criança se encontra na puberdade pois assim evitaremos impacto excessivo e não haverá lesão na cartilagem de crescimento nem impacto na altura final da pessoa.