O que é puberdade
Puberdade é o período de transição entre a infância e a fase adulta que prepara o ser humano para a maturação sexual e a reprodução. Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos; e em meninos, entre 9-14 anos.
Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário e, nos meninos, o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele. A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre em média dois anos depois do aparecimento das mamas. Considera-se como precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos; e atrasada, a puberdade que tem inicio após os 13 anos em meninas e após os 14 anos, em meninos.
Puberdade precoce
É causada pelo aumento antecipado dos hormônios LH e FSH pela hipófise agindo nas gônadas (os ovários nas meninas e os testículos nos meninos), levando a produção de estrógeno nas meninas e de testosterona nos meninos.
Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos acompanhado de pelos, acnes e odor axilar.
Portanto é considerada precoce quando ocorre antes dos 8 anos em meninas e 9 anos nos meninos e sua causa se divide em central – dependente da ativação do eixo gonadotrófico (hipotálamo hipófise gonadal) -, ou periférica – em que o processo de desenvolvimento puberal ocorre independentemente do eixo hipotálamo-hipófise e não obedece à cronologia dos eventos puberais normais, sendo totalmente imprevisível.
Nesses casos uma avaliação com endocrinologista é de extrema importância para introdução do tratamento para evitar Menarca precoce (primeira menstruação) e comprometimento da estatura final da criança.
Causas da puberdade precoce
A puberdade tende a surgir mais cedo em crianças cujas mães menstruaram com menor idade, naquelas com relato de puberdade precoce na família paterna, nas que tiveram baixo peso ao nascer e os que estão em obesidade e possuem resistência insulínica.
Pode ser causada por alterações em sistema nervoso central, como cisto e tumor, e quando não se sabe a causa é chamada de idiopática.
Outras hipóteses são as substâncias encontradas nos agrotóxicos e plásticos. Os bisfenol fenóis, fitalatos e os fitoestrógenos são substâncias químicas conhecidas como desreguladores endócrinos, já que interferem no sistema hormonal e eles são encontrados em diversos produtos manufaturados, como esmaltes, perfumes e xampus, plásticos e embalagens. Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a presença desta substância nas mamadeiras, pelo risco que representa para as crianças, mas ela continua presente em latas de refrigerantes e outras embalagens. Também há desreguladores na soja, porém seria necessário o consumo constante e de uma grande quantidade para que esse efeito pudesse ser provocado.
Além dessas substâncias descritas acima, outra hipótese discutida atualmente são os fatores ambientais/comportamentais (uso precoce de maquiagem, saltos, esmalte) esteja estimulando a evolução.
Telarca precoce
Telarca precoce é o aparecimento do tecido mamário, uni ou bilateralmente em meninas antes dos 8 anos, sem carácteres sexuais secundários associados. Mais comum em meninas até os 2 primeiros anos de vida, sendo autolimitada e costuma regredir espontaneamente. A causa não está definida mas acredita-se ser decorrente de flutuações nos níveis endógenos de estrogênios, por hipersensibilidade transitória do tecido mamário aos hormônios, por ativação parcial transitória do eixo hipotálamo-hipofisário – gonadal, por mutações genéticas, por influência da obesidade ou por substâncias exógenas que atuam no organismo como efetores hormonais.Vale lembrar que o eixo hipotalâmico – hipofisário – gonadal está ativo na fase intrauterina e sua atividade mantém-se elevada após o nascimento, com pico ao redor dos 3 meses de vida. O lactente mantém níveis elevados de esteróides sexuais circulantes, porém, normalmente, sem efeito periférico detectável. Essa atividade do eixo é conhecida como mini puberdade da infância e, pela benignidade, difere-se completamente das alterações que podem surgir após o segundo ano de vida. O diagnóstico é feito pela história, exame físico além da avaliação de carácteres sexuais secundárias associados, velocidade de crescimento (não pode haver aceleração) e sem avanço de idade óssea. Por isso uma avaliação especializada é sempre indicada e em casos de dúvidas, exames complementares como ultrassom pélvico e ou teste de estímulo com GnRH deverão ser solicitados.
Adrenarca precoce
Adrenarca é quando a glândula adrenal inicia de forma gradual a elevação dos níveis dos hormônios chamados de androgenos que resulta no aparecimento precoce (antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos) de pelos pubianos, axilares, odor axilar, oleosidade da pele e acne.
O aparecimento dessas características de forma isolada, sem o desenvolvimento de mamas nas meninas e aumento do volume testicular nos meninos, caracteriza a adrenarca precoce e não a puberdade precoce.
Apesar da adrenarca ser uma variação da normalidade sem necessidade de tratamento, uma avaliação com o endocrinologista pediátrico é de extrema importância, pois outras doenças adrenais como hiperplasia ou tumor apresentam os mesmos sintomas.
Atraso Puberal
Puberdade atrasada é definida como ausência de desenvolvimento mamário em meninas aos 13 anos ou de aumento testicular em meninos aos 14 anos. Além desses conceitos quando não ocorrer a progressão dos estágios puberais e/ou tempo entre o início e a finalização da puberdade estiver aumentado > 4 a 5 anos.
Pode ocorrer por diversas causas como:
- Hereditariedade ( familiares com puberdade atrasada)
- Maior exposição ao chumbo
- Doença crônica (Diabetes Mellitus,Doença intestinal inflamatória,Doença renal, Fibrose cística, Anemia, Insuficiência adenohipofisária (causada por infecção, trauma , lesões no sistema nervoso central) Infecções crônicas,Anorexia nervosa entre outras.
- Atraso geral: uma variação da puberdade normal (algumas crianças levam mais tempo do que o resto, em algum momento estão emparelhadas)
- Anormalidades cromossômicas:
- Síndrome de Turner (meninas)
- Síndrome de Klinefelter (crianças)
- Síndrome de Prader-Willi (meninos e meninas)
- Síndrome de Noonan (meninos e meninas)
- Outros fatores:
- Radioterapia
- Quimioterapia
Atletas que passam por treinamento vigoroso
O diagnóstico é feito através da anamnese completa associado a um exame físico detalhado além de exames complementares como idade óssea, níveis hormonais. E alguns casos quando necessário exames de imagem (ressonância de crânio e sela), ultrassonografia e teste de estimulo. O tratamento depende da causa.